Alimentação saudável para aliviar a fascite plantar
Artigos,  Mexa-se,  Saúdavel,  Vida Saudável

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA ALIVIAR A FASCITE PLANTAR

Embora os efeitos da fascite plantar se concentrem nos pés, muitos dos sintomas dessa condição dolorosa, incluindo esporas, inflamação e dor, podem ser melhorados com uma alimentação saudável.

Mudanças na dieta, incluindo a adição de suplementos e minerais, bem como a diminuição da ingestão de alguns tipos de alimentos e o aumento da quantidade de outros tipos, podem reduzir significativamente a dor e a inflamação.

Essas mudanças na dieta, em combinação com terapia fria, exercícios de alongamento e uso regular de órteses plantares, são alguns dos passos mais importantes que você pode tomar para aliviar com eficácia a fascite plantar.

Alimentação saudável para aliviar a  fascite plantar
Photo by Andrea Piacquadio on Pexels.com

Suplementos e Minerais


Pessoalmente, gosto mais de falar de complementos do que de suplementos, já que não estamos realmente fornecendo uma dieta balanceada, estamos complementando o consumo de muitas vitaminas e minerais que são encontrados naturalmente em frutas, vegetais e grãos, que podem melhorar a fascite plantar.

Eles estão presentes em doses muito baixas, então você teria que comer uma grande quantidade deles para obter benefícios óbvios.

Para obter os melhores resultados, recomendamos o consumo dos seguintes alimentos:

Cúrcuma: Também conhecido como açafrão brasileiro. esta espécie é usada em todo o mundo para tratar inflamações de todos os tipos, e a fascite plantar não é exceção.

Alguns estudos têm demonstrado que essa espécie possui propriedades analgésicas e antiinflamatórias tão eficazes quanto as drogas comerciais.

curcuma
Photo by Marta Branco on Pexels.com


Bromelaína: este mineral é encontrado naturalmente no abacaxi (embora em doses muito pequenas). Reduz a inflamação e sua ação analgésica é considerada tão eficaz quanto o ibuprofeno.


Cálcio: a ingestão diária de cálcio pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de esporas no calcanhar.

O consumo diário recomendado pode ser obtido através de uma alimentação saudável, através de alimentos ricos em Cálcio, como amêndoas, sementes de gergelim, couve, nabo, feijão branco e laranja que o ajudarão a suprir as suas necessidades nutricionais.

tipos de gergelim, negro e branco
Gergelim


Magnésio: o corpo necessita deste mineral para absorver o Cálcio de forma adequada.

Na verdade, podem desenvolver-se deficiências de cálcio, mesmo que sejam tomadas as quantidades diárias recomendadas, se não for acompanhado de magnésio.

Alimentos ricos em magnésio, espinafre, sementes de abóbora, feijão branco, grão de bico, lentilha, abacate, banana, painço e figos.


Metilsulfonilmetano (MSM): MSM é um composto sulfúrico encontrado em frutas, vegetais, leite, peixe e grãos.

Os processos industriais pelos quais os alimentos passam podem destruir os HSH, portanto, consumir produtos frescos e não processados ​​é benéfico para reduzir a inflamação.

Vitamina C: é um poderoso antioxidante que o ser humano não consegue sintetizar e que em conjunto com outros antiinflamatórios aumenta sua ação.


Os seguintes alimentos têm propriedades antiinflamatórias poderosas

Espinafre: alto teor de Vitamina C, Cálcio, Magnésio e MSM.
Laranjas: cálcio, MSM e vitamina C.
Sementes de abóbora: cálcio e vitamina C
Feijão branco: cálcio e magnésio


Diminua a ingestão de alimentos inflamatórios

Assim como alguns alimentos podem diminuir a dor e a inflamação da fascite plantar, outros podem aumentá-la.

Tente não comer os alimentos a seguir ou limitar sua ingestão.

Manter um diário alimentar pode ajudá-lo a reconhecer rapidamente os resultados e padrões e a se manter forte quando sentir vontade de comer algo que não combina com você.

Açúcar: o açúcar é o principal culpado no aumento da irritação e inflamação nos tecidos do corpo.
Grãos processados: grãos refinados (por exemplo, farinha branca) também podem aumentar a inflamação.
Gorduras saturadas e trans: esse tipo de gordura é encontrado em alimentos processados.


Observação:
Embora os sintomas da fascite plantar se localizem principalmente nos pés, o tratamento deve envolver todo o corpo, o que é um dos motivos pelos quais essa condição pode ser difícil de controlar.

Dessa forma, mudanças nos hábitos alimentares podem influenciar significativamente a inflamação e a dor da fascite plantar.

Usar uma abordagem holística produzirá os melhores resultados.

Praticar exercícios, incorporar o alongamento à rotina diária, realizar sessões de compressas por 15 minutos vão ajudá-lo a otimizar sua vida.

Não deixe de ler:

Fascite Plantar

Fascite Plantar – Eu Tive

Conheça melhor a Microfisioterapia

7 HÁBITOS SAUDÁVEIS PARA EVITAR FASCITE PLANTAR

Espero que tenham gostado destas dicas para melhorar a dor e o desconforto da Fascite Plantar!

Qualquer dúvida me escrevam nos comentários…

* Este artigo destina-se apenas a fornecer informações  e não deve ser substituído por conselho médico. Consultar o médico para aconselhamento e tratamento adequado é recomendado 

Converse Comigo...

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!