7 HÁBITOS SAUDÁVEIS PARA EVITAR FASCITE PLANTAR
Artigos,  Saúdavel,  Vida Saudável

7 HÁBITOS SAUDÁVEIS PARA EVITAR FASCITE PLANTAR

O velho ditado que prevenir é melhor do que remediar é realmente verdadeiro e aceitável quando se trata de fascite plantar. Felizmente, com os hábitos saudáveis ​​de prevenção da fascite plantar que veremos neste artigo, é possível permanecer ativo e sem dor.

Mantenha um peso saudável:

Ganhar peso é um dos maiores desencadeadores para o desenvolvimento de fascite plantar.

Carregar peso extra coloca muita pressão nos calcanhares, na planta do pé e no ligamento da fáscia plantar (a área entre o calcanhar e a planta do pé, também chamada de arco plantar) e pode causar inflamação, dor e no último caso, Fascíte Plantar.

Comer de forma saudável e com alimentos que contêm uma grande quantidade de certos nutrientes com propriedades antiinflamatórias pode fornecer proteção contra a fascite plantar.

Leia mais sobre a conexão entre nutrição e fascite plantar, neste post:

Alimentação Saudável para a Fascite Plantar

Faça Exercícios de Aquecimento antes de se Exercitar

Descarte a ideia de que o aquecimento antes do exercício “está bem, mas não é totalmente necessário”.

O aquecimento e alongamento anteriores têm um grande impacto em como seus músculos e tendões se preparam para responder ao esforço físico. Músculos tensos ou “frios” não são capazes de se alongar facilmente e são mais propensos a lesões e menos capazes de executar e apoiar outros músculos e tendões (incluindo os dos pés).

Acostume-se a aquecer e alongar os músculos antes do exercício.

stylish young couple walking in city residential district
Photo by Katerina Holmes on Pexels.com

Use sapatos Adequados

Usar sapatos que apoiem o arco e o salto é uma das melhores coisas que você pode fazer para prevenir a fascite plantar.

Sapatos do tamanho correto, com sola grossa para proteger o calcanhar e não deixar escorregar é fundamental (e não só na hora do exercício).

Não cometa o erro de usar sapatos que colocam pressão em seu arco durante o dia e, em seguida, mudar para tênis acolchoados para fazer exercícios.

Todos os sapatos que usa ao longo do dia têm um grande impacto na saúde dos seus pés.

Quando tive a fascite plantar, pela primeira vez, foi de usar muita rasteirinha para caminhar no dia a dia, leia mais sobre minha experiência, neste post:

Fascite Plantar, Eu Tive!!!

Fascite Plantar

Use Palmilhas:

Muitas pessoas têm o conceito errado de que o uso de palmilhas são apenas para pessoas com doença nos pés em estágio avançado, e isso não poderia estar mais longe da verdade.

Usar-las em seu par de sapatos favorito é uma maneira barata e eficaz de prevenir a fascite plantar e uma ótima alternativa para não comprar sapatos ortopédicos caros.

Corra ou Caminhe em Superfícies Macias

Você manterá a fascite plantar sob controle adquirindo o hábito de correr em superfícies planas e macias sempre que possível.

Escolha caminhos ao longo das calçadas e corra na grama ou na terra ao invés do asfalto, quando possível.

Correr em superfícies macias minimiza o impacto que seus pés sofrem ao atingir o solo, o que significa menos inflamação e estresse nos calcanhares e na fáscia plantar.

Não force

Um dos melhores hábitos que você pode desenvolver, não só para prevenir a fascite plantar, mas também para uma grande quantidade de doenças, é ouvir seu corpo e conhecer seus limites.

Concentre-se nos sinais de dor e fadiga tanto quanto se concentra em alcançar seus objetivos, e você será capaz de evitar sobrecarregar seus músculos e tendões.

Aumente a duração e a intensidade do seu treinamento gradualmente para ajudar a evitar a exaustão e não faça aumentos repentinos na sua atividade física.

Mantenha-se Ativo

Por último, mas não menos importante, faça exercícios regularmente para manter os músculos, tendões e ligamentos dos pés flexíveis e capazes de suportar seu peso e livres de fascite plantar.

Não pense que deve ser uma atividade extenuante, nem mesmo é preciso se vestir com roupas esportivas.

Uma caminhada seguida de 10 minutos de alongamento é suficiente.

Estabelecer esses hábitos saudáveis ​​para prevenir a fascite plantar também o ajudará a se manter ativo e a aproveitar a vida ao máximo, sem dor. Seus pés levam você aonde você quer ir, cuide deles e mime-os; mantê-los em boa forma é uma das melhores coisas que você pode fazer para ter uma vida ativa e saudável.

* Este artigo destina-se apenas a fornecer informações  e não deve ser substituído por conselho médico. Consultar o médico para aconselhamento e tratamento adequado é recomendado 

Converse Comigo...

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!