7 benefícios de fazer sua própria comida
Artigos,  Saúdavel,  Vida Saudável

7 benefícios de fazer sua própria comida

Seja por falta de tempo, conhecimento ou vontade, cada vez mais pessoas deixam de cozinhar em casa.

Para alguns, cozinhar é um prazer e não trocariam por nada, mas, para muitos, é uma atividade já “ultrapassada” e graças aos restaurantes, aplicativos de entrega de comida e comida já pré cozida.

De fato, este abandono da cozinha está a tornar-se uma tendência a tal ponto que já se pensa na possibilidade de construir e alugar apartamentos em que não haja cozinha e a tarefa da alimentação ficar relegada a serviços externos.

Mas tanto conforto tem um custo e, neste caso, esse custo é a nossa saúde.

De acordo com um estudo da Universidade Johns Hopkins, cozinhar em casa é melhor para nossa saúde do que qualquer outra opção.

Não importa se o que você cozinha é simples ou complicado, se você se esforça para torná-lo saudável ou não…

O fato de ter feito em casa, quase garante que serão alimentos mais saudáveis ​​e nutritivos com menos sal e açúcares adicionados.

Nesse estudo, os autores concluíram que adultos que jantam comida caseira entre 6 a 7 vezes por semana consomem um total de 140 calorias, 16 gramas de açúcar e 5 gramas a menos de gordura por dia do que aqueles que jantam comida caseira apenas uma vez à semana ou menos.

7 benefícios de fazer sua própria comida
Photo by August de Richelieu on Pexels.com

Os 7 benefícios de cozinhar em casa:

1. Alimentos mais nutritivos

Em muitos restaurantes, mas especialmente em restaurantes de comida rápida, os alimentos são ricos em açúcar, gordura, sódio e carboidratos, incluindo as opções mais saudáveis.

Ao comer em casa, está em seu poder reduzir o que considera desnecessário em sua dieta, especialmente açúcares, gorduras ou sal.

Você tem muito mais controle sobre o que come.

2. Educação nutricional e criatividade

A comida é muito mais do que algo saboroso e que enche o estômago.

É um dos pilares para uma vida saudável.

Cozinhar a própria comida, se também tentar aprender sobre eles, vai te ajudar a saber quais alimentos têm mais conteúdo em nutrientes como carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais, entre outros.

Além disso, cozinhar pode ser uma arte que ajuda a desenvolver sua criatividade, experimentando receitas e combinando ingredientes para satisfazer seu paladar.

3. Conscientização sobre o que você come

Se for você mesmo a preparar suas refeições, provavelmente aprenderá a apreciá-las e saboreá-las com mais intensidade, o que o ajudará a comer menos e se saciar mais cedo.

Comer com muita pressa, e engolindo tudo o que colocarem na nossa frente, ou comer simplesmente por comer (comer emocionalmente) podem trazer problemas como a obesidade.

4. Controle de porção

Em muitos restaurantes as porções de comida são excessivas, o que aumenta os riscos de excesso de peso, pois tendemos a comer sempre o que nos é posto no prato.

Se você cozinha e serve sua comida, é muito mais fácil controlar a quantidade do que você come sem deixar você com fome, evitando o risco de comer demais.

5. Adoção de melhores hábitos

Cozinhar em casa é uma ótima maneira de começar a criar hábitos melhores, fazer planos de refeições semanais, ir ao mercado e escolher produtos frescos, experimentar receitas com alimentos sazonais e ter certeza de que obtém todos os nutrientes de que precisa.

6. Laços familiares mais fortes

Especialmente se você tem filhos, os rituais de fazer compras, cozinhar e comer em casa podem ser uma boa maneira de passar mais tempo juntos e fortalecer os relacionamentos familiares.

Além disso, é uma oportunidade de ensinar bons hábitos alimentares aos seus filhos, uma forma de proteger a saúde deles no presente e ao longo de suas vidas.

7. Economia financeira considerável

Comer fora ou pedir comida em casa é muito mais conveniente e rápido, sim, mas também é consideravelmente mais caro do que comer em casa.

Se você também se organizar para preparar a comida para levar para o trabalho e aprender a aproveitar o que resta das refeições anteriores, e usar para fazer outro sem desperdiçar nada, seu bolso vai ficar bem mais feliz!

Como o ritmo de vida que quase todos nós levamos, pode ficar um pouco mais difícil conseguir tempo ou vontade para cozinhar melhor.

No entanto, é cada vez mais comum as nossas casas terem sistemas inteligentes (automação residencial), principalmente na cozinha.

A maioria desses sistemas podem ser aplicados nos robôs que acabam por preparar as refeições quase de forma autónoma, fornos e fogões inteligentes.

É uma excelente forma de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, sem demorar mais por isso e poupando na eletricidade, já que esses sistemas moderam os consumos elétricos. 

Convém não esquecer que para beneficiar das vantagens destes sistemas, deverá ter internet em casa.

Caso ainda não tenha, confira os tarifários NOS e contrate a melhor oferta para si.

Portanto, se faz parte daquele grupo de pessoas que quase nem cozinha em casa, esta é uma boa oportunidade para se iniciar nessa caminhada.

Não apenas economiza dinheiro, como também cuida de si.

Converse Comigo...

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!